Em 20 de novembro, celebramos o Dia da Consciência Negra, data que marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. No Paraná, esta data ganha um significado ainda mais especial, pois a partir da lei nº 14.759 de 21 de dezembro de 2023, torna-se feriado nacional. Essa conquista histórica é fruto de anos de luta por reconhecimento e valorização da cultura afro-brasileira. Para os trabalhadores da indústria extrativa, filiados ao SITIEMP, este feriado representa um momento de reflexão, celebração e luta por mais igualdade e justiça social.

A luta negra começou a surgir no Brasil durante a época da escravidão. Para se proteger das violências e injustiças cometidas pelos senhores, os africanos escravizados se uniram em busca de maneiras de resistência. Com o passar do tempo, o movimento negro se consolidou e foi fundamental para várias vitórias dessa comunidade, que por séculos sofreu injustamente e cujos efeitos das políticas escravistas ainda são perceptíveis na sociedade contemporânea. A luta do movimento negro tem como objetivo a equiparação das condições entre negros e brancos na sociedade.

Neste ponto destacamos o papel do SITIEMP na luta incessante por direitos e na defesa da diversidade, seja no ambiente laboral, industrial, empresarial, político e universal.

Desta forma incentivamos a participação dos trabalhadores em atividades relacionadas ao Dia da Consciência Negra e a continuidade da luta por mais igualdade.

O Dia da Consciência Negra é um momento para celebrar nossas conquistas e fortalecer nossa luta por um futuro mais justo e igualitário. Que este feriado sirva de inspiração para todos nós a continuarmos trabalhando pela construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Nelsinho Bonardi
Presidente